quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COTOCO: O Diário Perversamente Engraçado de um Garoto de 13 Anos - JOHN VAN DE RUIT


Certo dia, estava eu na Livraria num Shopping perto de minha casa quando, de repente, dei de cara com este livro, cuja capa e título (principalmente o subtítulo) me chamaram atenção.

O livro conta a história de John Milton, garoto sulafricano de 13 anos de idade vindo de uma família formados por loucos (pai, mãe, avó e empregada) que ganha uma bolsa de estudo para estudar num Internato no mesmo ano em que Nelson Mandela é liberrtado - 1990.

Neste Internato, ele divide o dormitório com outros 7 garotos (figuras pra lá de insanas) e estes acabam formando um grupo chamado de "Os 8 loucos". São eles:  Robert Black (Rambo), Charlie Hooper (Cachorro Doido), Simon Brown, Vern Blackadder (Rain Man), Henry Barker (Lagartixa), Sidney Smitherson-Scott (Barril) e Al Greenstein (Esponja). Juntos, eles embarcam nas mais loucas e divertidas aventuras, como, por exemplo, mergulhos noturnos proibidos.

Mas não é só às aventuras dos 8 loucos que este livro se resume. Ele também conta sobre a amizade de Jhon com Guv, seu professor de história e  amante de livros, sua dedicação diária para poder conquistar o papel principal no musical "Oliver Twist", os jogos de criquet e, claro, suas descobertas amorosas, dentre muitas outras coisas.

Eu me acabei de rir com este livro. Não imaginava, ao comprá-lo, que iria rir tanto com um livro como eu rí com este. Jhon van de Ruit, autor do livro, escreveu de forma uma forma tão boa este livro que foi, pra mim, muito difícil deixar de rir muito e de lê-lo "compulsivamente" - não dá vontade de parar de ler.

Recomendo, e muito, a leitura deste livro.

O livro é tão bom que já até virou filme, cuja estreia aqui no Brasil não sei bem quando será, mas espero que seja muito em breve. Segue, abaixo, o trailer do filme e o site oficial, ambos em inglês:




Ah.....antes que eu esqueça: por que o nome Cotoco? Bem, digamos que Jhon Milton - personagem-narrador desta história - não seja um adolescente muito desenvolvida nas "áreas baixas" tendo recebido, por este motivo, o apelido de Cotoco de seus amigos.

INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO:

Tradução: Marcelo Mendes

Editora: Intrínseca

  • Autor: JOHN VAN DE RUIT



  • ISBN: 9788598078854



  • Origem: Nacional



  • Ano: 2010



  • Edição: 1



  • Número de páginas: 392



  • Acabamento: Brochura



  • Formato: Médio



  • Um comentário: